Vipassana, que significa ver as coisas como realmente são, é uma das mais antigas técnicas de meditação da Índia.
Era ensinada na Índia há mais de 2500 anos como um remédio universal para males universais, ou seja, uma Arte de Viver.
A técnica de Meditação Vipassana é ensinada em cursos internos no local (retiros) pelo período de dez dias, durante os quais os participantes aprendem as bases do método, e praticam o suficiente para experimentar resultados benéficos.
Os cursos não são cobrados - nem mesmo para cobrir os custos de acomodação e alimentação.
Todas as despesas são pagas com doações de pessoas que, tendo feito o curso e experimentado os benefícios de Vipassana, desejam dar também a outros a oportunidade de usufruir desses benefícios.
# Ajude a compartilhar este artigo, ajude a melhorar o mundo!
Tudo que você pensa, sente, fala e faz, está GRAVADO ...Veja Aqui!
Meditação Vipassana
A Técnica
Vipassana, que significa ver as coisas como realmente são, é uma das mais antigas técnicas de meditação da Índia.
Foi redescoberta por Buda Gotama há mais de 2500 anos e ensinada por ele como um remédio universal para males universais, ou seja, uma Arte de Viver.
Essa técnica não sectária visa a total erradicação das impurezas mentais e a resultante suprema felicidade da liberação completa.
A cura, não a mera cura de doenças, mas a cura essencial do sofrimento humano, é o seu propósito.
Vipassana é um caminho de autotransformação que utiliza a auto-observação.
Foca a profunda interconexão entre mente e corpo, que pode ser experimentada diretamente pela atenção disciplinada às sensações físicas, que, por sua vez, constituem a vida do corpo e continuamente se interconectam e permitem a vida da mente.
É essa jornada de autoconhecimento baseada na observação — que objetiva a raiz comum da mente e do corpo — a responsável pela dissolução das impurezas mentais, resultando numa mente em equilíbrio, cheia de amor e compaixão.
As leis científicas que regulam os pensamentos, sentimentos, julgamentos e sensações se tornam claras.
Pela experiência direta, compreende-se a natureza de como se progride ou regride, como se produz ou se liberta do sofrimento.
A vida começa a se caracterizar por consciência, libertação de ilusões, autocontrole e paz cada vez maiores.
A Tradição
Desde o tempo de Buda, Vipassana tem sido transmitida, até o presente momento, por uma ininterrupta cadeia de professores.
Embora de origem indiana, o atual professor nesta cadeia, Sr. S.N. Goenka, nasceu e foi criado na Birmânia (Myanmar).
Enquanto viveu lá, ele teve o privilégio de aprender Vipassana de seu professor, Sayagyi U Ba Khin que, naquela época, era um graduado funcionário público.
Depois de ser treinado por seu professor durante quatorze anos, o Sr. Goenka se estabeleceu na Índia, iniciando seus ensinamentos de Vipassana em 1969.
Desde então, ele tem ensinado a milhares de pessoas de todas as raças e credos, no ocidente e no oriente.
Em 1982 ele começou a nomear professores assistentes para ajudá-lo a atender à demanda crescente por cursos de Vipassana.
Os Cursos
A técnica é ensinada em retiros de dez dias, durante os quais os participantes seguem o Código de Disciplina recomendado, aprendem os fundamentos do método e praticam o suficiente para experimentar seus resultados benéficos.
O curso requer trabalho sério e árduo.
Há três passos no treinamento.
O primeiro passo é abster-se — durante todo o curso — de matar, roubar, manter atividade sexual, mentir e se intoxicar.
Esse simples código de conduta moral serve para acalmar a mente que, de outra forma, estaria muito agitada para executar a tarefa de auto-observação.
O próximo passo é desenvolver o domínio da mente aprendendo a fixar a atenção na realidade natural do fluxo da respiração, sempre mutável, enquanto entra e sai das narinas.
Ao quarto dia, a mente está mais clara e mais em foco, mais preparada, portanto, para empreender a prática de Vipassana em si: observar as sensações por todo o corpo, compreendendo sua natureza e desenvolvendo a equanimidade, aprendendo a não reagir a elas.
Finalmente, no último dia os participantes aprendem a meditação de amor ou boa vontade frente a todas as coisas, quando a pureza desenvolvida durante o curso é partilhada com todos os seres.
A prática inteira é, na verdade, um treinamento mental.
Exatamente como usamos exercícios físicos para melhorar a saúde de nosso corpo, Vipassana pode ser utilizado para desenvolver uma mente saudável.
Porque a técnica é considerada genuinamente proveitosa, muita ênfase é dada à preservação de sua forma autêntica, original.
Ela não é ensinada comercialmente, mas, pelo contrário, é oferecida gratuitamente.
Nenhuma pessoa envolvida nesse ensinamento recebe qualquer remuneração material.
Não se cobra nada pelos cursos — nem mesmo para cobrir os custos de alimentação e acomodação.
Todas as despesas são cobertas por doações de pessoas que, tendo completado um curso e experimentado os benefícios de Vipassana, desejam dar a outros a oportunidade de também se beneficiarem.
É claro, os resultados vêm gradualmente pela prática contínua.
Não é realista nutrir a expectativa de que todos seus problemas sejam resolvidos em dez dias.
Nesse tempo, entretanto, a essência de Vipassana pode ser aprendida de forma a ser aplicada na vida diária.
Quanto mais se pratica a técnica, mais se é libertado do sofrimento, e mais se está próximo do objetivo final de liberação completa.
Mesmo dez dias podem dar resultados vívidos e obviamente benéficos para a vida cotidiana.
Todas as pessoas sinceras são bem-vindas a participar de um curso de Vipassana para ver por si mesmas como a técnica funciona e para sentir seus benefícios.
Cursos de Vipassana estão sendo conduzidos até mesmo em presídios, com grande sucesso e maravilhosos benefícios para os participantes.
Todos que experimentam acham Vipassana uma ferramenta inestimável para atingir e repartir com outros a verdadeira felicidade.
Para se candidatar a um curso de meditação Vipassana, preencha um pedido de inscrição para curso em http://www.dhamma.org/
Veja também:
Palestra de S.N. Goenka na ONU
Seria muito útil a instituição dos cursos Vipassana aos Políticos em todos os níveis (Municipal, Estadual e Federal), Dirigentes do Governo de todos os Escalões, Escolas (Dirigentes e Alunos), Prisões (Dirigentes e Presos), Hospitais, Empresas Privadas, etc. etc. etc.
Veja também: