Ficha Cármica

Imprimir
Ficha Cármica

No livro Evolução em Dois Mundos 1, André Luiz cita a Ficha Cármica como um documento a ser consultado para melhor conhecer a história de um enfermo.

Em outro livro do mesmo autor espiritual, Ação e Reação, o benfeitor espiritual Sânzio define o carma como “a conta de cada um, englobando os créditos e os débitos que, em particular, nos digam respeito.” 2

O que se depreende dessas obras é que cada pessoa tem uma ficha cármica constando sua história evolutiva com os créditos e os débitos acumulados.

A ficha cármica penso eu, diz respeito à trajetória evolutiva do Espírito, que compreende as infindáveis encarnações no plano físico e as experiências na erraticidade, ou seja, na vida espiritual após a desencarnação e/ou antes da reencarnação, isso a partir do despertamento da consciência e da responsabilidade.


Créditos X Débitos


Para compreendermos o que são os créditos e o que são os débitos buscamos a elucidação de Joanna de Angelis que aponta:

“Quando os atos são positivos, os seus resultados caracterizam-se pela excelência da qualidade, favorecendo o ser com momentos felizes, afetividade, lucidez, progresso e novos ensejos de crescimento moral, espiritual, intelectual e humano, promovendo a sociedade, na qual se encontra.

Quando atua com insensatez, vulgaridade, perversão, rebeldia, odiosidade, recolhe padecimentos ultrices, que propiciam provas e expiações reparadoras de complexos mecanismos de aflições, que respondem como necessidade iluminativa.” 3

Esse material, os créditos e os débitos, ou as experiências estão registradas em nossa mente – inconsciente, refletindo na zona consciencial em forma de restrições ou possibilidades: físicas, psicológicas, sociais, etc.

Com essas informações podemos compreender mais a respeito da personalidade.

Os traços de personalidade, características que se sobressaem da pessoa, atribuídos somente a educação e a socialização, são, agora, compreendidos à luz do Espiritismo, como frutos das experiências e conquistas laboriosamente alcançadas pelo indivíduo ao longo de sua trajetória evolutiva.

Os comportamentos inatos tem aí sua nascente, não é casualidade, loteria genética, sorte, azar – mas esforço pessoal!


Mudar a ficha cármica


A existência é a condição ímpar para mudar nossa ficha cármica, nos dispondo a aprender disciplinar nossos pensamentos e comportamentos, sem repressão, a fim de superar os padrões viciosos e nocivos da individualidade.

Como ensinam os benfeitores da humanidade no livro O Céu e o Inferno, “O único meio de evitar ou atenuar as conseqüências futuras de uma falta, está no repará-la, desfazendo-a no presente. Quanto mais nos demorarmos na reparação de uma falta, tanto mais penosas e rigorosas serão, no futuro, as suas conseqüências.”4

Como meta temos a cessação do mal e o exercício do bem.

Por exemplo, hábitos tidos como “naturais” numa sociedade materialista e imediatista, tais como: reclamar de tudo, fazer fofoca, se irritar com qualquer coisa, xingar o governo, passar os outros para trás, ser omisso, querer levar vantagens em cima dos outros, ALIMENTAR-SE COM CARNES DE ANIMAIS..., podem ser superados para sustar nossos débitos.

Mas não basta apenas não fazer o mal, é preciso fazer o bem como ensina o Espiritismo:

“O bem e o mal que fazemos decorrem das qualidades que possuímos. Não fazer o bem quando podemos é, portanto, o resultado de uma imperfeição. Se toda imperfeição é fonte de sofrimento, o Espírito deve sofrer não somente pelo mal que fez como pelo bem que deixou de fazer na vida terrestre.”5

 


Como fazer o bem?

Veja abaixo as propostas de Jesus e do Espiritismo:

Jesus

Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. 6

Obs.: O Próximo é tudo que não é teu espírito, isto inclui do átomo ao Arcanjo, passando por todos os ANIMAIS IRRACIONAIS.



Espiritismo

Fora da caridade não há salvação - 7



Espírito Verdade:

Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo. 8



O benfeitor Druso leciona:

“...gerando novas causas com o bem, praticado hoje, podemos interferir nas causas do mal, praticado ontem, neutralizando-as e reconquistando, com isso, o nosso equilíbrio. 

A caridade e o estudo nobre, a fé e o bom ânimo, o otimismo e o trabalho, a arte e a meditação construtiva constituem temas renovadores, cujo mérito não será lícito esquecer, na reabilitação de nossas idéias e, consequentemente, de nossos destinos.” 9


Bibliografia
1 – Xavier, F.C. – Evolução em Dois Mundos, 2ª parte, p. 39
2, 9 – Xavier, F.C. – Ação e Reação, p. 87 e 247
3 – Franco, D.P. – Momentos de Consciência, p. 56
4, 5 – Kardec, A. – O céu e o inferno, cap. 7, item 27 e cap. 7, item 6
6 – Novo Testamento – Lc 10 : 27 
7, 8 - Evangelho Segundo o Espiritismo c. 15 e 6

Mario Mas

Fonte : http://www.feal.com.br/artigo.php?car_id=30&col_id=14&t=Ficha-carmica

 

 

Compartilhe: